17 de abril de 2011
Ônibus Intermunicipal da
Viação Piracicabana - EMTU
Viação Piracicabana - EMTU
Os ônibus da Viação Piracicabana, que fazem o transporte intermunicipal na Baixada Santista, começaram a receber desta segunda-feira, dia 11/04 - um novo sistema de bilhetagem eletrônica. São 48 linhas metropolitanas e todo o processo deve ser concluído em 60 dias.
Segundo a empresa, um novo módulo, mais moderno, será instalado nos coletivos e permitirá que seja feita a recarga a bordo, ou seja, os usuários de vale transporte poderão recarregar o cartão no próprio veículo e a catraca será liberada em seguida.
O sistema também permitirá a utilização de novos cartões múltiplos, com tecnologia smart card, que substituirão os bilhetes. Serão três modalidades, com créditos correspondentes a 2, 4 e 10 passagens. Na última utilização, serão recolhidos pelo validador.
Os cartões servirão apenas nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP e operadas pela Viação Piracicabana, e podem ser adquiridos com os vendedores de passagens nos pontos de ônibus ou em dois postos autorizados: Terminal Rodoviário Tude Bastos (av. dos Trabalhadores, s/nº) e Terminal Rodoviário Tático (Rua Valter José Alves, 200).
A Viação Piracicabana esclareceu que outra mudança para proporcionar mais segurança a motoristas e usuários das linhas intermunicipais será a instalação de GPS e teclado nos ônibus.
O sistema permitirá o monitoramento em tempo real das linhas via satélite (GPS) e uma comunicação entre o motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO), que terá o registro da posição (coordenadas geográficas) ao longo do percurso, o monitoramento de funções do veículo e transmissão de dados, além do controle da freqüência das linhas e horários.
O teclado digital no interior dos veículos permite que o motorista atualize informações essenciais como situação do trânsito, mudança de trajeto, acidentes e outras informações capazes de melhorar a fluidez dos ônibus nas vias. Em casos de assaltos, o botão de pânico (alerta de emergência) é acionado manualmente por meio do teclado e a informação é transmitida à Central de Controle, agilizando a ação dos funcionários.
Console do Motorista
Comunicação entre o motorista
e o Centro de Controle Operacional (CCO)
e o Centro de Controle Operacional (CCO)
Novo Validador
Aparelhos da Empresa 1
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel
(Equipe Litoralbus)
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel
(Equipe Litoralbus)