segunda-feira, 13 de junho de 2011

Faixa Viva

EM SANTOS, PEDESTRE TERÁ A PREFERÊNCIA
NAS TRAVESSIAS






















 


Ação pretende mudar os hábitos no trânsito e tornar realidade a prioridade ao pedestre na faixa

10/maio/2011

Humanizar o trânsito e melhorar a convivência urbana, resgatando das pessoas valores como cortesia e respeito ao próximo, é o objetivo da FAIXAVIVA, movimento lançado oficialmente pela Prefeitura e CET-Santos no dia 10/5/11, no Parque Balneário Hotel (Av. Ana Costa, 555 – Salão Orquídea). AFAIXA VIVA é uma ação permanente que visa fazer valer a prioridade do pedestre nas faixas de travessia, mudando a relação hoje existente entre este público com os demais ocupantes das vias santistas – motoristas, motociclistas e ciclistas.

A preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos está prevista no artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro: “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”. Porém, mais do que o cumprimento à regra, a ação tem a finalidade de promover o exercício da cidadania adormecido nas pessoas, fazendo com que a obediência a esta sinalização faça parte da cultura do trânsito santista.

Em resumo, o pedestre deve sinalizar, com o braço estendido, a intenção de realizar a travessia (em local com faixa não semaforizada), avaliar as condições de segurança da via e atravessar somente após a parada dos veículos. Os condutores, ao avistar o pedestre solicitando a prioridade, devem avaliar se a parada é segura para então imobilizar o veículo. Observe, passo a passo, como devem ser os procedimentos.

Pedestre:
- Localizar a faixa de travessia mais próxima;
- Parar junto ao meio fio;
- Em vias de grande movimento, aguardar a aproximação de outras pessoas para realizar a travessia de forma conjunta;
- Estender o braço, solicitando a prioridade;
- Estabelecer contato visual com os motoristas que se aproximam, assegurando que eles o visualizaram;
- Iniciar a travessia somente quando os primeiros veículos já estiverem parados, e em ritmo normal;
- Observar a possível movimentação de motos ou bicicletas trafegando nos corredores entre veículos;
- Redobrar a atenção em ruas de mão dupla;
- Em vias dotadas de canteiro central, os procedimentos devem ser refeitos na segunda transposição;
- Nunca “fazer valer” a sua preferência na travessia. Na dúvida, não dê o primeiro passo.
Em Santos, pedestre consciente estende o braço para atravessar na faixa



Motorista:
- Redobrar a atenção ao se aproximar de faixas de travessia de pedestres sem semáforos;
- Ao avistar um pedestre solicitando a travessia, haja como se estivesse aproximando-se de um semáforo amarelo;
- Avalie as condições de segurança no seu entorno antes de conceder a prioridade;
- Caso perceba que outros veículos não visualizaram a solicitação do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia;
- Ao conceder passagem ao pedestre, acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação dos demais veículos, intervindo com sinais de mão se achar necessário;
- Aguarde a completa travessia dos pedestres para colocar seu veículo em marcha.
Em Santos, Motorista Consciente para na faixa

Redução de vítimas – Estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS concluíram que a questão dos acidentes de trânsito se configura num problema de saúde pública. Por conta disso, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, realizada em março de 2010, estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ação para Segurança Viária”. Todos os países signatários da Resolução, entre eles o Brasil, foram convocados para desenvolver ações visando a redução das mortes em 50% num prazo de dez anos, no mundo todo.

E o movimento FAIXA VIVA vem ao encontro desse objetivo. No ano 2000, a CET-Santos registrou 73 vítimas fatais no trânsito da cidade, para uma frota de 242.548 veículos. Dez anos depois, em 2010, mesmo com 30 mil novos veículos incorporados à frota municipal (272.139), o número de ocorrências desse tipo foi reduzido para 51.  Santos apresentava há uma década um índice de 30,1 mortes para cada 100 mil veículos registrados, e hoje essa proporção caiu para 18,7 óbitos para cada 100 mil.  Com a introdução da campanha, a CET tem a expectativa de diminuir ainda mais esses acidentes.

Divulgação – A campanha conta com farto material publicitário, principalmente nos três primeiros meses de sua implementação, quando o trabalho será essencialmente educativo e orientativo. Para a divulgação serão distribuídos 35 mil adesivos, mil luvas em formato de mão, 500 adesivos de peito (bottons), 70 mil folhetos aos pedestres e motoristas e 100 banners para afixação nos Centros de Formação de Condutores. A campanha também será veiculada em televisão, rádio e jornal impresso. Um filme foi especialmente desenvolvido para explicar o funcionamento da FAIXAVIVA, e que será disponibilizado em palestras, cursos e escolas. Como parte integrante da ação, a CET-Santos revitalizou centenas de faixas de segurança da Cidade.

Experiências – Por ser um projeto que pretende alterar os hábitos e a cultura da população, a implantação da FAIXA VIVA vem sendo objeto de estudos há cerca de quatro anos pela CET-Santos. Em 2007, o Oficial Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Renato Azevedo, conduziu um workshop aos técnicos e dirigentes da Companhia sobre a implantação desse projeto em Brasília, onde a sinalização é respeitada há 14 anos. A partir daí, a CET vem coletando informações com dirigentes de trânsito de outras cidades em que experiências desse tipo vêm acontecendo com bons resultados, em especial João Pessoa (PB), onde o projeto já vigora com sucesso há seis anos. Nestes locais, os condutores e pedestres de uma maneira geral têm obedecido ao apelo das campanhas e respeitado a travessia na faixa. Esta sinalização tornou-se referência e motivo de orgulho para esses municípios.

Fonte:  http://www.cetsantos.com.br/ 


Mais...


http://litoralbus.blogspot.com/2011/05/santos-lanca-movimento-faixa-viva-para.html


http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/santos-lana-movimento-faixa-viva-para-pedestres-e-motoristas


A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)